Como funciona o armazenamento em nuvem

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O armazenamento em nuvem é um serviço que você pode usar para armazenar dados em servidores remotos. 

O armazenamento em nuvem funciona usando pelo menos um servidor de dados conectado à Internet. Quando um usuário envia arquivos pela Internet para o servidor de dados, o armazenamento em nuvem salva uma cópia. Quando o usuário deseja recuperar essas informações, ele acessa o servidor de dados por meio de uma interface baseada na web. O servidor envia os arquivos de volta ao usuário ou permite que eles acessem os arquivos diretamente no servidor.

O armazenamento em nuvem tem muitas vantagens. Ele permite que você acesse seus dados de qualquer local e não exige que você carregue um disco rígido externo para acessar suas informações. Você também tem um backup de suas informações e arquivos, caso algo aconteça com as versões armazenadas no computador.

Algumas pessoas imaginam um futuro em que toda a Web se tornará uma enorme nuvem de armazenamento. As pessoas farão upload e download de dados constantemente de e para a nuvem. O conceito de propriedade de dados perderá seu significado. Todos terão acesso a tudo e o sigilo deixará de existir. 

Outras pessoas descartam essas ideias e dizem que o armazenamento em nuvem é apenas uma ferramenta como qualquer outra e, embora alguns possam usá-lo com grande vantagem, ele não causará o fim da civilização como a conhecemos. 

PREOCUPAÇÕES COM O ARMAZENAMENTO NA NUVEM

As duas maiores preocupações sobre o armazenamento em nuvem são confiabilidade e segurança . Os clientes provavelmente não confiarão seus dados a outra empresa sem a garantia de que poderão acessar suas informações sempre que quiserem e de que ninguém mais conseguirá acessá-las.

Neste artigo, veremos com mais detalhes como funciona o armazenamento em nuvem, os diferentes tipos de armazenamento em nuvem e alguns dos benefícios de usá-lo. 

Sempre existe a possibilidade de que um hacker encontre uma porta dos fundos eletrônica e acesse os dados. Os hackers também podem tentar roubar as máquinas físicas nas quais os dados são armazenados. Um funcionário insatisfeito pode alterar ou destruir dados usando seu nome de usuário e senha autenticados. As empresas de armazenamento em nuvem investem muito dinheiro em medidas de segurança para limitar a possibilidade de roubo ou corrupção de dados.

A outra grande preocupação, a confiabilidade, é tão importante quanto a segurança. Um sistema de armazenamento em nuvem instável é um risco. Ninguém quer salvar dados em um sistema sujeito a falhas, nem quer confiar em uma empresa que não seja financeiramente estável. Embora a maioria dos sistemas de armazenamento em nuvem tente abordar essa preocupação por meio de técnicas de redundância, ainda existe a possibilidade de que um sistema inteiro possa falhar e deixar os clientes sem nenhuma maneira de acessar seus dados salvos.

As empresas de armazenamento em nuvem vivem e morrem por sua reputação. É do interesse de cada empresa fornecer o serviço mais seguro e confiável possível. Se uma empresa não consegue atender a essas expectativas básicas do cliente, ela não tem muita chance – há muitas outras opções disponíveis no mercado.

O QUE É CLOUD STORAGE E COMO FUNCIONA?

Quando você armazena arquivos no computador, eles são salvos no disco rígido ou em outra forma de mídia de armazenamento removível, como pen drives ou HDs externos . Como alternativa, o armazenamento em nuvem funciona enviando seus arquivos pela Internet e salvando-os em computadores remotos projetados para hospedá-los (chamados de servidores).

Esses servidores são projetados para serem conectados remotamente. Isso significa que você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, desde que tenha acesso à Internet e o serviço seja compatível com o seu dispositivo. O mesmo servidor pode hospedar os dados de vários usuários, mas você só poderá acessar os arquivos de sua própria conta.

Além disso, seus arquivos podem ser compartilhados com outros servidores, para garantir que nada seja perdido se um servidor cair. Isso oferece redundância, o que significa que é muito menos provável que ocorra perda de dados.

Em termos simples, o armazenamento em nuvem é como ter um disco rígido virtual que você pode acessar de onde quiser, quando quiser. A palavra “nuvem” é usada muito quando se trata de tecnologia, então é fácil confundir o armazenamento em nuvem com outros tipos de tecnologia baseada em nuvem. Vamos dar uma olhada em algumas das diferenças para ajudá-lo a entender melhor.

CLOUD STORAGE (ARMAZENAMENTO NA REDE) x CLOUD COMPUTING (COMPUTAÇÃO NA NUVEM)

O armazenamento em nuvem às vezes pode ser confundido com computação em nuvem, mas essas são duas coisas muito diferentes. Como já vimos, o armazenamento em nuvem permite que você envie seus arquivos para servidores remotos. A computação em nuvem é diferente, ela permite que você acesse poder de computação ou software remotamente.

O armazenamento em nuvem permite que você acesse um disco rígido remoto como se fosse o seu, e é totalmente focado no armazenamento. Em comparação, a computação em nuvem permite que você acesse todo o computador para executar o software, fazer uso do poder de processamento e (de fato) armazenar arquivos.

Um dos usos mais comuns da computação em nuvem é Software-as-a-Service, ou SaaS . Em vez de instalar o software em seu próprio computador, você pode instalá-lo e acessá-lo remotamente. Isso significa que você não precisa se preocupar se tem espaço suficiente no disco rígido ou se o computador é potente o suficiente, mas ainda parece que o software está sendo executado em seu computador, independentemente.

ARMAZENAMENTO EM NUVEM x BACKUP ONLINE

O backup online também é frequentemente confundido com armazenamento em nuvem. Esses conceitos são mais semelhantes, mas existem algumas diferenças importantes a serem consideradas. Ambos envolvem o armazenamento de seus arquivos na “nuvem” em servidores remotos. 

No entanto, a maior diferença entre eles é que o armazenamento na nuvem deve funcionar como um disco rígido virtual. Em contraste, o backup online se destina a replicar o conteúdo de todo o seu computador. O objetivo disso é fornecer uma maneira de recuperar seus dados se eles forem perdidos ou destruídos.

Obviamente, se você tiver arquivos no armazenamento em nuvem, poderá recuperá-los se tiver um problema mais tarde. Isto não seria possível se você tiver uma falha no HD do seu computador. O backup online copia tudo exatamente como está, então é simples restaurar as coisas de volta exatamente como estavam se algo der errado.

Se você apenas deseja utilizar um serviço de backup online, existem várias opções de backup gratuito para pequenos volumes de dados na nuvem, como Google Drive ou OneDrive. As versões pagas oferecem maior capacidade de armazenamento.

BENEFÍCIOS DO CLOUD STORAGE

Os serviços de armazenamento em nuvem são extremamente populares. Isso porque eles oferecem uma série de benefícios que fazem o custo valer a pena (confira nosso artigo onde falamos sobre os riscos e benefícios do armazenamento em nuvem.

Com o armazenamento em nuvem, você pode acessar seus arquivos em qualquer lugar onde possa obter uma conexão com a internet. Você pode estar no meio do deserto, mas se conseguir um sinal, poderá acessar seus arquivos, e esse é o maior benefício de serviços de armazenamento como esses.

O armazenamento em nuvem também resolve o problema de ter pouco espaço em disco no seu PC ou dispositivo móvel. Com arquivos de vídeo, aplicativos e até sistemas operacionais cada vez maiores, é muito fácil encher sua unidade de estado sólido super-rápida. Para ajudar a lidar com esse problema, o armazenamento em nuvem permite que você transfira arquivos de seu disco rígido para a nuvem.

Você ainda pode acessar esses arquivos sempre que precisar, mas eles não ocuparão todo o espaço do seu disco rígido. Isso também ajuda a lidar com outro problema; um disco rígido quebrado pode resultar na perda de todos os seus dados. Fotos, documentos: tudo se foi.

Com o armazenamento em nuvem, mesmo se seu disco rígido falhar, seus arquivos estão seguros e podem ser recuperados. Você não precisa se preocupar com a perda de dados, pois pode armazenar cópias de seus arquivos importantes no serviço de armazenamento escolhido.

ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS

Outro benefício, caso você precise ser convencido, é que seus arquivos serão atualizados automaticamente em todos os dispositivos. Faça uma alteração em um arquivo em sua área de trabalho e o mesmo arquivo em seu telefone mostrará instantaneamente essas mesmas alterações.

Isso torna o armazenamento em nuvem incrivelmente útil quando você pensa em colaboração entre equipes. Várias pessoas podem trabalhar em arquivos armazenados na nuvem ao mesmo tempo e ver as mudanças em tempo real.

Também é simples compartilhar arquivos com armazenamento em nuvem com seus amigos, familiares e colegas. Você pode definir permissões se quiser restringir a capacidade de editar os arquivos e até mesmo protegê-los com senha para segurança extra.

No entanto, existem algumas desvantagens para o armazenamento em nuvem. Como você deve ter adivinhado, o armazenamento em nuvem geralmente requer uma conexão com a Internet para carregar seus arquivos. Se você estiver off-line, você não conseguirá acessar seus arquivos (exceto para dados armazenados localmente).

A maioria dos provedores permite que você armazene arquivos localmente e na nuvem, portanto, isso não deve ser um grande problema. No entanto, quanto mais tempo você ficar offline, maior será a diferença entre os arquivos em nuvem e os arquivos locais.

Existem também questões de segurança e privacidade a serem consideradas. O Dropbox teve uma grande violação de dados em 2012, com 68 milhões de senhas de usuários vazando online. Alguns provedores também verificarão seus arquivos para garantir que você não esteja violando nenhuma de suas políticas.

Se você não gosta dessa ideia, procure um provedor que ofereça criptografia de conhecimento zero, o que significa que seus dados em nuvem são armazenados de forma criptografada e somente você (não seu provedor) possui a chave para descriptografá-los.

CUSTOS DE ARMAZENAMENTO EM NUVEM

A última desvantagem de um serviço de armazenamento em nuvem é que você provavelmente terá que pagar por ele. A maioria dos provedores oferece contas gratuitas, mas você não obtém uma grande quantidade de armazenamento gratuito e alguns dos benefícios são restritos a clientes pagantes. 

Para o usuário médio, você precisará pagar para ter espaço suficiente para todos os seus arquivos. A boa notícia é que os preços são bem razoáveis, especialmente comparado ao custo de comprar mais armazenamento físico.

VANTAGENS:

  • Acesse arquivos em qualquer lugar onde houver internet
  • Não há necessidade de discos rígidos adicionais
  • Recupere arquivos em caso de perda de dados
  • Atualização de arquivos entre dispositivos
  • Colaboração
  • Compartilhamento simples

DESVANTAGENS:

  • Requer uma conexão com a internet
  • Questões de privacidade e segurança
  • Você precisa pagar por uma quantidade razoável de espaço de armazenamento
  • Muitos tipos de armazenamento em nuvem para escolher

Nem todo usuário de armazenamento em nuvem deseja ou precisa das mesmas coisas. É por isso que existem diferentes tipos de sistemas de armazenamento em nuvem disponíveis de vários fornecedores.

ARMAZENAMENTO NAS NUVENS PARA USO PESSOAL

Os principais serviços de armazenamento em nuvem permitem que você acesse seus servidores remotos, mas você também pode configurar seu próprio servidor em casa para criar seu próprio armazenamento em nuvem pessoal .

Produtos como o NAS Western Digital My Cloud permitem que você configure um servidor local que só você pode acessar. Existem vários motivos pelos quais você pode querer fazer isso. É ótimo para streaming de mídia – como música e filmes – em sua casa, porque você pode contar com velocidades mais rápidas em sua rede doméstica do que conseguiria streaming de um servidor pela Internet.

Isso também significa que, se o seu conteúdo de mídia for de fontes menos confiáveis, você não precisa se preocupar com o seu provedor de armazenamento em nuvem bisbilhotando e digitalizando seus arquivos.

ARMAZENAMENTO NAS NUVENS PRIVADO

O armazenamento em nuvem privado é basicamente um armazenamento em nuvem pessoal para empresas. É aqui que uma empresa configura seus próprios servidores de armazenamento internos para serem acessados remotamente.

Existem vários motivos pelos quais uma empresa pode optar por criar seu próprio armazenamento em nuvem privada, mas um dos mais importantes é que algumas empresas são obrigadas a armazenar dados do usuário no local por motivos legais.

ARMAZENAMENTO NAS NUVENS PÚBLICO

Isso é o que as pessoas geralmente querem dizer quando falam sobre armazenamento em nuvem. Serviços como Google Drive e OneDrive possuem racks inteiros de servidores em data centers dedicados ao atendimento ao público, permitindo que esses usuários armazenem seus arquivos na nuvem.

Esses provedores estão focados principalmente no mercado de armazenamento de dados pessoais, mas muitos serviços de armazenamento em nuvem também oferecem planos que as empresas também podem aproveitar se quiserem armazenar dados fora do local. 

ARMAZENAMENTO HÍBRIDO NAS NUVENS

Pegue a velocidade e a segurança do armazenamento em nuvem privada e combine-os com a facilidade de uso e flexibilidade do armazenamento em nuvem pública e parabéns! Você descobriu o armazenamento em nuvem híbrida, uma nova abordagem para armazenar arquivos online.

O armazenamento em nuvem híbrida permite que você combine seu servidor de armazenamento local com um provedor de armazenamento em nuvem pública. Isso permite que você escolha quais dados deseja armazenar localmente e quais arquivos deseja armazenar remotamente na nuvem.

Isso oferece o melhor dos dois mundos e pode ser uma solução perfeita para muitas empresas. Serviços como o Microsoft Azure permitem que você gerencie seu armazenamento em nuvem híbrida.

QUÃO SEGURO É O ARMAZENAMENTO EM NUVEM?

Com as violações de dados ocorrendo diariamente, você deve estar se perguntando o quão seguro é o armazenamento em nuvem. Já mencionamos a violação do Dropbox em 2012, que vazou milhões de senhas de usuários, mas está longe de ser um incidente isolado, com celebridades sofrendo violações memoráveis de seu armazenamento iCloud.

O armazenamento em nuvem é seguro? Bem, a resposta curta é \”Sim, até certo ponto\”. O Dropbox aumentou sua segurança desde a violação, e os “hacks” do iCloud se deviam principalmente ao gerenciamento de contas e senhas fracas, em vez de hackear o próprio serviço.

A maioria dos provedores de serviços em nuvem terceirizados do mercado são muito seguros, mas também é verdade que, se alguém obtiver acesso à sua senha, poderá acessar sua conta e todos os seus arquivos É por isso que você deve sempre usar a autenticação de dois fatores, se o serviço a oferecer.

Quando você entra no serviço, este sistema exige que você insira um código enviado para o seu telefone ou gerado por um aplicativo autenticador como uma segunda camada de proteção, junto com uma senha forte que é difícil de descobrir.

A autenticação de dois fatores também significa que, mesmo se alguém tiver sua senha, não poderá entrar em sua conta sem ter seu telefone celular em mãos também.

Para obter a melhor segurança, use um provedor que ofereça criptografia de conhecimento zero para que, se os próprios servidores forem hackeados, os invasores possam acessar seus arquivos criptografados, mas não sejam capazes de descriptografá-los.

PENSAMENTOS FINAIS

Esperançosamente, este guia deixou você com uma compreensão maior de como o armazenamento em nuvem funciona, e deu a você algumas recomendações de provedores que você pode experimentar com pouco ou nenhum custo.

O armazenamento em nuvem se tornou extremamente popular precisamente por causa de sua facilidade de uso, baixo custo e conveniência geral. Ele permite que você acesse seus arquivos e pastas quando quiser, de onde quiser, ao mesmo tempo que os mantém protegidos contra perda de dados. 

O armazenamento de dados nas nuvens é seguro, e provavelmente você não terá problemas. Entretanto, se um dia você perder os dados e precisa recuperá-los, seja do seu serviço cloud ou de equipamentos locais, conte com a E-RECOVERY para ajudá-lo a recuperar seus arquivos.

SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO

Rolar para cima